terça-feira, 12 de junho de 2012

Muay Thai

A história do Muay-Thai retrocede cerca de 2.000 anos, até os dias de hoje.
O povo que iria se tornar a raça tailandesa era então tida como "tribos Ao-Lai".
No ano 200 a.C, quando a Dinastia Hun começou a expandir-se os Ao-Lai, para presevar a liberdade, tiveram que tentar conter hordas e hordas de exércitos invasores.
Sobrepujados em número, foram entretanto forçados a rumar mais para o sul qunado se dividiram em três grupos:
- Os "Shans" que se estabeleceram ao norte de Burma
- Os "Ahom" que foram para o leste, ou seja, adentraram o Vietnã;
- Os "Lao Thai" que se situaram no Laos.
Para manter o território durante conquistado, porém, os "Thais" emopreendiam guerra constante contra seus milenares inimigos tibetanos oirmaneses e os agressivos chineses.
Os Kymers dominavam um forte e rico império que abrangia o Vietnã, Laos, Cambodja, Malásia, Sumatra e partes do Sião. Possuiam uma casta guerreira chamada " Nayars".
Mesmo assim, e a despeito da inferioridade numérica, os guerreiros siameses conseguiram em 1238, capturar duas cidades dos Kymers- território que passaram a chamar "Muang Thai" ( Terra da Liberdade ).
Por volta de 1350, o norte do Sião e o Laos foram unificados sob a dinastia do principe Uthong ayudhaya que duraria 400 anos.
Com o intuito de garantir a segurança da região, reuniram-se os melhores combates do decorre da época para codificar e registrar suas técnicas de luta.
E provavelmente por isso mesmo, a arte marcial thai nunca se fragmentou em diferentes escolas.
As inovações e os melhoramentos de técnicas foram simplesmente registrados após terem sido provocados em campos de batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário